quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

trying real hard


"Maybe it means: you're the evil man, and I'm the righteous man, and Mr. 9mm here, he's the Shepard protecting my righteous ass in the Valley of Darkness. Or, it could mean: you're the righteous man, and I'm the Shepard, and it's the world that's evil and selfish. I'd like that, but that shit ain't the truth. The truth is: you're the weak, and I am the tyranny of evil men.
But, I'm tryin', Ringo, I'm trying real hard to be the Shepard." - Samuel L. Jackson como "Jules" em "Pulp Fiction"

Eu tô tentando mesmo ser o pastor.

Já disse antes e repito. Tarantino é um cineasta da minha geração que fala para a minha geração.
Vi Cães de Aluguel pela primeira vez numa sessão das 22h no Cine Bristol - no falecido Cine Bristol (que segundo consta costumava ser antes o Cine Marabá). Eu fui ao cinema sozinho - acompanhado apenas de minha fiel Belina 78 verde que me aguardava na parte estreita Mateus Leme. Dentro da sala de 600 lugares, eu e mais umas seis pessoas. Ao meu lado, na platéia do outro lado do corredor, um casal que buscava apenas um canto para uns malhos.
O filme começa. Explica a metáfora de Like a Virgin. Opa, tem algo de diferente aqui que está fazendo meu coração vibar feito diapasão.
Na célebre cena em que Michael "Mr Blonde" Madsen corta a orelha do policial, eu ria descontroladamente de prazer com a podrice daquele diretor, Meu prazer era tanto que eu precisava compartilhar com alguém e instintivamente olhei para o casal ao meu lado. Eles já estavam me fitando com um olhar que dizia: "qual o seu problema? por que é que você está rindo dessa cena tão violenta?"

Aposto que esse casal riu a valer anos depois vendo Kill Bill.

Poucos dias depois, levei o Maurício e mais uns amigos meus para rever o filme. A gerência do cinema disse que só haveria sesão se tivesse pelo menos 5 pessoas e nós estávalmos em 4. Aguardamos alguns minutos e celebramos a chegada de mais duas pessoas.

Dois anos depois eu estava fazendo mestrado em Londres e haveria uma pré estréia de Pulp Fiction num cinema da cadeia MGM que se não me era o MGM Shaftsbury Avenue. Claro que eu estava lá. Quando percebi que o filme tinha mais de duas horas e meia e que eu poderia perder meu último trem devolta para meu lar em Egham, fiquei preocupado, mas novamente o filme começou e eu disse a mim mesmo que o trem da linha Reading das 11:52 poderia se fuder. Eu tinha que estar ali.

"I Love You Hunny Bunny"

Tá. E essa história de tentar ser o pastor?

A gente estabelece metas e usa referências (Ezequiel 25:17 ou uma letra do Morrissey) e acha que isso vai ser pragmático e poético ao mesmo tempo, só que essas coisas NUNCA andam juntas. Nós somos continuamente imbecis em acreditar que podemos quebrar esta regra, mas - nas palavras do Morrissey - "plans can fall through and so often they do. and time is against me now".

O que sobra no fim das contas não é conseguir fazer o plano "A", mas tentar meeeeesmo fazer o plano "A", mesmo sabendo que ele não vai dar certo. Ah, a humanidade....

"I'm tryin', Ringo, I'm trying real hard to be the Shepard."

2 comentários:

Unknown disse...

Tarantino é...Acho que não tenho palavras. O primeiro filme que vi dele, foi Pulp Fiction. Por sorte, porque fui barrada na entrada do cinema (eu ainda não tinha 18 anos). Fiquei tão vidrada na tela, que mal me mexia! Este então se tornou meu filme favorito, visto e revisto até grande parte dos diálogos serem decorados, incluse Ezequiel 25:17... E assim, i´m as well trying real hard!

Vigor Mortis disse...

Ah... ver um filme desses depois de passar por provação de porteiro perguntando a idade, deixa a experiência melhor ainda.