quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Leap of Faith


Peço perdão pela barata filosofia cristã-cinematográfica.
Em "Indiana Jones e a última Cruzada" a provação final de Indy antes de chegar ao Graal é dar o seu "leap of faith", um salto de fé. Ele vê uma porta do outro lado de um penhasco que parece sem fundo e a solução é "simplesmente" ter fé no seu salto que ele chegará do outro lado. Medo. Relutância. Fé. E ele dá o passo sobre o nada. Havia uma ponte ali que, por uma ilusão de ótica de quem só olha para outro lado e para o vertiginoso penhasco, parecia não estar, mas ESTAVA ALI o tempo todo.
De vez em quando, nos borramos diante desses penhascos e temos que dar um leap of faith. Dá um cagaço, mas o Graal e a vida eterna estão do outro lado. Portanto...
Eu já dei uns 5 desses. Sei que vou ter que dar mais alguns. Espero não cair no penhasco por excesso de fé na próxima.

3 comentários:

Unknown disse...

Você conhece o livro O Segredo Judaico de Resolução de Problemas, do rabino brasileiro Nilton Bonder? É bem interessante e fala (também) sobre isso. Se não me engano até cita essa cena. Ele fala de quatro "dimensões" a levar em conta para compreender a realidade: o "aparente do aparente", o "oculto do aparente", o "aparente do oculto" e o "oculto do oculto". Neste último é que se encaixa o "leap of faith".

Vigor Mortis disse...

Que bacana , Mau! só pelo título o livro já vale. Vou procurar. Você aliás já deu uns 27 desses saltos, meu amigo!!! Viva!!!

FAKE disse...

Perfeito. Fiquei pensando. Fui contar e, pelas minhas contas, já dei uns 3 "leaps of faith". E o graal estava lá sempre...

Será que mesmo caindo por excesso de fé não valha a pena?